
CPFL Transmissão, que foi a primeira transmissora a ser auditada pela Aneel para a Revisão Tarifária, recomendou a solução PGR-T para outras empresas.
Em abril de 2024, a Kaffa participou da auditoria de fiscalização da CPFL Transmissão, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na ocasião, a empresa, que estava sendo auditada para a Revisão Tarifária (e foi a primeira do país a passar por esse processo de fiscalização), deveria apresentar a diferença entre a extração de dados da transmissora em relação à extração da Aneel e, para isso, contou com o apoio da Kaffa.
A Kaffa deu suporte à CPFL no processo de entrega da Base de Dados das Instalações de Transmissão de Energia Elétrica (BDIT) por meio de sua solução Portal de Gestão Regulatória para Transmissoras (PGR-T). “A Aneel está usando a BDIT como base para essa fiscalização, como ocorre com a BDGD [Base de Dados Geográfica da Distribuidora]”, afirma Alex Araújo de Moraes, analista de negócios da Kaffa.
“A BDIT foi concebida para que a Aneel a acessasse diretamente. Mas, como houve diferenças na parte de extração de dados, acionamos a Kaffa para esclarecer a origem dessas diferenças. A forma como os fiscais da Aneel fazem a extração difere em alguns parâmetros, mas, com a entrada da equipe da Kaffa na discussão, houve um alinhamento nesse sentido”, conta Marcos Keizo Morikami, coordenador de Regulação e Controle de Base da CPFL. Ele conta que foi demonstrado o processo de extração realizado junto com a Kaffa e a Aneel solicitou a base extraída em JSON, o que foi, em seguida, validado pela agência.
“Essa extração de dados é a que é utilizada para validar toda a base da transmissora. São os dados físicos, que serão comparados com a base contábil, onde é feita a conciliação”, explica Moraes.
“A forma como a Kaffa abordou e explicou à fiscalização foi bem clara e objetiva, de modo que não houve sombra de dúvidas em relação à base apresentada. Era a base correta em relação à base extraída pela Aneel”, detalha Morikami.
“Outro ponto positivo foi o pronto-atendimento. A cada ciclo de fiscalização, temos um prazo exíguo para dar respostas muito precisas. Essa rapidez por conta da Kaffa foi um destaque”, acrescenta Vilmar Bressan, analista de regulação da CPFL Transmissão.
Durante o processo, a Aneel perguntou se a Kaffa também prestava serviço a outras empresas, já antevendo que poderia haver a necessidade de alinhamento em outras fiscalizações. Isso gerou uma movimentação entre as empresas da lista da Associação Brasileira de Empresas de Transmissão de Energia (Abrate), tanto as que já eram clientes da Kaffa, quanto as que ainda não eram.
“Outras transmissoras, que não tinham realizado o serviço com a Kaffa, demonstraram interesse em conhecer o tipo de abordagem e entender a dinâmica de funcionamento da BDIT na concepção da Kaffa, para ver se conseguiriam obter o mesmo ‘final feliz’”, conta Morikami. A partir daí, outras empresas se mostraram interessadas em obter a consultoria da Kaffa.
O Portal da Gestão Regulatória (PGR) da Kaffa tem uma modalidade especialmente criada para as empresas transmissoras de energia elétrica (PGR-T). Trata-se de uma solução que apoia a preparação e extração de dados, obtidos por meio do GIS, ERP, planilhas, entre outras fontes, assim como a análise e verificação de sua qualidade e completude para a entrega regulatória.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Clique no botão abaixo para baixar o material ou acesse o link que enviamos para o seu email.
Caso não veja a mensagem em seu inbox, cheque sua caixa de spam ou de lixo eletrônico e aproveite para adicionar nosso remetente como confiável.
Boa leitura!
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Entendi" você concorda com a Política de Privacidade do site.